Recurso para a prática metodológica da Sala de Aula Invertida.

O Flipped Classroom, ou Sala de Aula Invertida, é um modelo pedagógico que inverte a tradicional organização do ensino. Ao invés de o professor apresentar o conteúdo em sala de aula e os alunos realizarem tarefas em casa, o modelo propõe que o aluno tenha contato com o conteúdo fora da sala de aula, geralmente por meio de vídeos, leituras ou outros recursos online. O tempo de aula é, então, dedicado a atividades interativas, como discussões, resolução de problemas, trabalhos em grupo ou esclarecimento de dúvidas.

Estratégias e recursos do Flipped Classroom:

  • Pré-aprendizado em casa: O aluno estuda o conteúdo antes da aula, utilizando materiais como vídeos, artigos, podcasts, entre outros. Isso permite que ele se familiarize com os conceitos principais de forma autônoma.
  • Atividades colaborativas em sala de aula: Durante a aula, o professor atua mais como mediador e facilitador. A maior parte do tempo é dedicada a atividades práticas, como debates, análises de casos, exercícios em grupo, discussão de problemas ou aplicação dos conceitos aprendidos.
  • Maior interação professor-aluno: Como o tempo de aula não é consumido com a explicação teórica, o professor tem mais tempo para se concentrar no acompanhamento individual e nas dificuldades dos alunos.
  • Esse modelo visa promover uma aprendizagem mais ativa e personalizada, além de estimular a autonomia dos alunos. O objetivo é que, ao chegar à sala de aula, os estudantes já tenham uma base de conhecimento, permitindo uma abordagem mais aprofundada e colaborativa do conteúdo.